Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Telefones: (35) 3742-1910

Das 11:00 às 17:00 horas

- Conselho Municipal do Patrimônio Histórico

O Conselho Municipal de Educação de Bandeira do Sul foi criado através da Lei Municipal nº 756, de 22 de março de 2005, realiza reuniões periodicamente e participa ativamente das ações de educação no Município. Seus membros foram nomeados através do Decreto Municipal nº 132, de 26 de outubro de 2011.

- Fanfarra Municipal Marambaia

A Fanfarra Municipal Marambaia teve início no ano de 1969. Aracy Cabral (Irmã Maria das Dores) foi quem estruturou a Fanfarra. Fazia parte do currículo as aulas de música, que eram lecionadas pela própria Irmã Maria das Dores. Durante as aulas teóricas os alunos aprendiam a ler e escrever as partituras. Os alunos participantes da Fanfarra se comprometiam em chegar às aulas com uma hora de antecedência para ensaiar. Cada aluno era responsável por seu respectivo instrumento, que era conseguido através de doações. Hoje há um instrutor de música, contratado pela Prefeitura, para ensaiar a Fanfarra. A Prefeitura adquire o instrumentos e os ensaios acontecem no fim da tarde, sem prejudicar o horário escolar dos componentes. A fanfarra Municipal Marambaia tem mostrado evolução e bom desempenho no vasto repertório de MPB, música cívica, hinos, temas de filmes, músicas do Folclore Brasileiro etc, e vem participando ativamente de comemorações, desfiles e Hora Cívicas, apresentando também em cidades vizinhas para as autoridades e populares presentes, demonstrando dedicação dos componentes e do instrutor.

- Centro Cultural Marambaia – Conservação do Patrimônio Histórico e Incentivo às Artes

No Centro Cultural Marambaia são desenvolvidas atividades de conservação do patrimônio histórico do município, bem como incentivo às artes, com acervo de fotos, objetos e documentos.

Das 11:00 às 17:00 Horas
Localização: Av. Santa Terezinha nº 490 A - Centro

Esporte e Lazer

Responsável: José William Balzar
Rua João Botelho Muniz nº 93 - Centro
Bandeira do Sul – MG
Telefones: (35) 3742-1300 – Ramal 22

Das 08:00 às 18:00 horas

- Conselho do Esporte

O Conselho Municipal de Esporte de Bandeira do Sul foi criado através da Lei Municipal nº 861, de 23 de junho de 2010, realiza reuniões periodicamente e participa ativamente das ações de Esporte no Município. Seus membros foram nomeados através do Decreto Municipal nº 057, de 20 de junho de 2013.

- Ginásio Poliesportivo

O Ginásio Poliesportivo de Bandeira do Sul iniciou suas atividades em 29 de outubro de 1975, como uma Quadra Poliesportiva descoberta. Em março de 1988 o Ginásio Poliesportivo foi coberto e suas instalações ampliadas, o esporte no município recebeu apoio e incentivo, começando a se desenvolver e suprindo, ainda, uma carência de lazer para jovens e adolescentes. O Ginásio Poliesportivo passa por manutenções periódicas e é utilizado para treinamentos de atletas locais e também para realização de campeonatos municipais e regionais. Horário de funcionamento: De segunda à sexta feira, das 08:00 às 22:00 horas.

- Campos de Futebol e Quadras Poliesportivas

Bandeira do Sul conta com 3 campos de futebol: o Estádio Municipal Gabriel Ferreira de Oliveira – Margosão localizado na Rua Salvador Flores s/nº, o Espaço Esportivo Admir Ramos do Lago, localizado no bairro rural Afonsos e o Campo da Roseira, localizado no bairro rural Roseiras. Nestes campos são desenvolvidos treinamentos de crianças através da Escola de Futebol Vulcãozinho, jogos amistosos e campeonatos municipais. Conta ainda, com 3 Quadras Poliesportivas, localizadas nos bairros Jardim Primavera, Jardim Itamarati e Santa Quitéria e 1 Quadra de Futebol Society, localizada na Av. Presidente Tancredo Neves, todas liberadas para práticas esportivas em horário livre.

- Academias ao Ar Livre

Bandeira do Sul conta com 3 Academias ao Ar Livre, localizadas no Parque do Bairro Santa Terezinha, Parque do Bairro Santos Reis e no Estádio de Futebol. Sob os cuidados de duas zeladoras.

- Campeonatos

Campeonato de Futsal – realizado anualmente nas férias de janeiro e julho.
Campeonato de Futebol de Campo (VETERANO) – realizado anualmente nos meses de abril e maio
Campeonato de Futebol de Campo – realizado anualmente nos meses de setembro e outubro.