Obras, Transporte e Serviços Públicos

Telefones: (35) 3742-1300

Das 07:00 às 17:00 horas

- Aterro Controlado

Instalado no Bairro São Miguel Pequeno, Fazenda Santo Antonio, em 01 de agosto de 2007. Todo o lixo depositado no aterro controlado é aterrado, seguindo as normas da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM.

- Cemitério Municipal

O Cemitério Municipal foi fundado em 06 de dezembro de 1964, e em 02 de novembro de 2007 passou por uma reforma e ampliação. O Cemitério Municipal está localizado Rua da Saudade s/n, e fica aberto à visitação diariamente, das 07:00 às 17:00 horas.

- Coleta de lixo

O Município de Bandeira do Sul, atualmente, gera uma média de 2 toneladas de lixo por dia, que são coletados conjuntamente pela Prefeitura Municipal e SAELP e destinados ao aterro controlado, que se localiza no Bairro São Miguel Pequeno, Fazenda Santo Antônio. A coleta de lixo no Município de Bandeira do Sul é feita por um caminhão, que permanecem em atividade de segunda-feira a sexta-feira. Todas as semanas, exceto quando há chuva, acontece a coleta nos bairros e comunidades rurais.

- Estradas Rurais

Este Setor desenvolve as ações para manutenção das estradas rurais que, estão em ótimas condições, importantes bairros como Roseiras, Correias e Panelão estão com seus acessos pavimentados com asfalto.

- Garagem

Local onde está instalado o Departamento Municipal de Obras, e são decididas as atividades do dia e autorizados os serviços.

- Setor de Transportes

Realiza a manutenção e controle da frota de veículos, frota esta que nos últimos anos expandiu muito.

- Terminal Rodoviário

O Terminal Rodoviário de Bandeira do Sul foi inaugurado em dezembro de 1992, para facilitar a chegada e a partida dos ônibus da região. Em 07 de setembro de 2012 o Terminal foi reinaugurado com instalações modernas atendendo as normas do DER. Atualmente, a prestação de serviços é realizada por uma empresa de transporte particular.

- Velório Municipal "Pedro Damen"

O Velório Municipal foi inaugurado em 2008 e recebeu o nome de “José Carlos de Paula”

- Vias urbanas

As vias urbanas de Bandeira do Sul receberam a devida atenção nos últimos anos, todas as ruas e avenidas estão pavimentadas com asfalto, não existe nenhuma rua de terra no município, contribuindo para o trânsito seguro de veículos e pedestres.

Serviços Públicos (SAELP - Serviço de água, esgoto e limpeza pública)

Responsável: Antonio Carlos Ferreira de Carvalho
Rua Dr. Afonso Dias de Araújo nº 254 - Centro
Bandeira do Sul – MG
Telefones: (35) 3742-1435

- Abastecimento de Água

O serviço de abastecimento de água é realizado pelo SAELP que é uma autarquia sustentável. Consegue abastecer a cidade em sua totalidade com água potável através de um manancial com captação de água superficial e cinco poços artesianos. O consumo diário de água potável em Bandeira do Sul aproxima-se a 1.100.000 (um milhão e cem mil) litros.

- Conselho de Administração

O Conselho de Administração do SAELP foi criado através da Lei Municipal nº 534, de 18 de agosto de 1997, realiza reuniões periodicamente e participa ativamente das ações SAELP. Seus membros foram nomeados através do Decreto Municipal nº 016, de 03 de fevereiro de 2009.

- Limpeza Urbana

A limpeza diária das ruas, praças e jardins como varrição e capina é efetuada pelo SAELP.

- Rede de Esgoto

O serviço de coleta de esgoto é realizado pelo SAELP que é uma autarquia sustentável, com 100% (cem por cento) dos domicílios atendidos. Ainda não há tratamento de esgoto, mas projetos já foram elaborados e enviados aos órgãos federais para liberação de recursos para implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto no município.