Saúde

Responsável: Lidiane Lopes de Camargo Melo
Rua João Botelho Muniz nº 71 - Centro
Bandeira do Sul – MG
CEP: 37740-000
Telefones: (35) 3742-1291
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de Funcionamento
Das 08:00 às 17:00 horas

- Atendimento Odontológico

A parte bucal em Bandeira do Sul conta com um Dentista que trabalha desde a prevenção com aplicação de flúor, orientação de escovação, aplicação de selantes até tratamentos e curativos como extrações, cirurgias periodontais, restaurações com resinas e até mesmo próteses, tendo um atendimento médio de 120 pessoas/mês.

- Clínica de Fisioterapia

A Clínica de Fisioterapia possui ótimas instalações, com duas Fisioterapeutas que prestam mais de 400 atendimentos/mês na Clínica, bem como atendimentos domiciliares. Há ainda o dia do alongamento que acontece uma vez por semana.

Horário de funcionamento:
Das 07:00 às 11:00 horas (três dias por semana)
Localização: Rua João Botelho Muniz nº 83ª - Centro

- Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Bandeira do Sul foi criado através da Lei Municipal nº 376, de 19 de fevereiro de 1992, realiza reuniões periodicamente e participa ativamente das ações de saúde no Município. Seus membros foram nomeados através do Decreto Municipal nº 066, de 20 de maio de 2010.

- Consórcios

Participa do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região dos Lagos (Cislagos) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Alto Rio Pardo (Cismarpa), através dos quais pacientes que não se enquadram no quadro de atendimentos do Município podem ser atendidos em outros Municípios.

- Farmácia de Minas

A Farmácia de Minas presta atendimento diário à população, com uma Farmacêutica e uma Auxiliar de Farmácia, expandindo cada vez mais as qualidades e quantidades de medicamentos ofertados à população.

Horário de funcionamento:
Das 08:00 às 17:00 horas
Localização: Av. Santa Terezinha nº 689 - Centro

- Posto de Saúde Dr. Edson Luiz do Lago e Silva

O Posto de Saúde Dr. Edson Luiz do Lago e Silva atende consultas de Pediatria e Clínica Geral todos os dias da semana. Já a área de Ginecologia e Saúde Mental tem atendimento duas vezes por semana. Para atender aproximadamente 1.500 pessoas por mês conta com:
3 clínicos geral,
2 pediatras,
1 ginecologista
1 nutricionista
1 dentista

Horário de funcionamento:
Das 07:00 às 17:00 horas
Localização: Rua João Botelho Muniz nº 83 – Centro
Telefone: (35) 3742-1300 – Ramal 35

- Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento é realizado no Hospital Dona Paulina Damen Kockx, com médico, enfermeiras e auxiliares de enfermagem. Onde os pacientes recebem o primeiro atendimento, realizam exames de laboratório e Raio X de ótima qualidade. Os pacientes com diagnóstico de cirurgia ou internação são encaminhados para os hospitais de referência.

Horário de funcionamento:
24:00 horas por dia
Localização: Av. Santa Terezinha nº 711 – Centro
Telefone: (35) 3742-1230

- Secretaria Municipal de Saúde

Os serviços administrativos do Departamento Municipal de Saúde são desenvolvidos na Secretaria de Saúde, onde também são agendados os exames, consultas e viagens para outras localidades para tratamentos especializados.

Horário de funcionamento:
08:00 às 17:00 horas
Localização: Rua João Botelho Muniz nº 71 – Centro
Telefone: (35) 3742-1291

- Vigilância em Saúde e Epidemiológica

O Setor de Vigilância em Saúde e Epidemiologia conta com uma Coordenadora e dois Agentes. Trabalha em ações de combate à dengue; à malária e outras doenças transmitidas por vetores; na prevenção e controle de doenças imunopreveníveis, como o sarampo, gripe e rotavírus; no controle de zoonoses e na vigilância de doenças emergentes, no combate à tuberculose, hanseníase, hepatites virais, DST e Aids. São realizadas campanhas preventivas, palestras educativas e anualmente acontece o mutirão da limpeza, em parceria com o SAELP (Serviço de Água, Esgoto e Limpeza Pública), onde são distribuídos sacos de lixo para a população efetuar a limpeza das áreas em que residem e terrenos baldios, mantendo assim a cidade limpa, livre da dengue e outras doenças.

- Vigilância Sanitária

O Setor de Vigilância Sanitária conta com uma Coordenadora e 1 Fiscal Sanitário que realiza ações para eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.