• (35) 3742-1300
  • Seg. à Sex. 11h00 às 17h00

DIA DAS CRIANÇAS! 

 

Publicado em: 12/10/2023 12:00

Whatsapp

 

DIA DAS CRIANÇAS! 

O Dia das Crianças é uma data especial. E isso vai além da entrega de presentes! Afinal, a origem do dia das crianças está em uma forma moderna de pensar essa fase da vida. Isso significa olhar para a criança em função de suas singularidades, sejam elas físicas, sociais ou cognitivas. Entender a criança como aquilo que ela realmente é, ou seja, diferente do adulto, é ter critérios para desenvolver um indivíduo. Não por acaso, o dia das crianças é celebrado na maior parte do mundo.

 Comemorada em 12 de outubro em todo o Brasil, a data surgiu em 1924 e ficou popular como uma homenagem não só à criançada, mas à magia presente nessa fase da vida.

O Brasil foi pioneiro ao dedicar uma data para celebrar e homenagear os pequenos, e tudo começou em 1923, durante o 3º Congresso Sul-americano da Criança, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho idealizou a criação de um dia nacional dedicado à criançada.

Foi assim que em 5 de novembro de 1924, o presidente Artur Bernardes oficializou 12 de outubro como o Dia das Crianças.

 A data coincide com o dia em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas. Além disso, o Dia das Crianças é feriado nacional por ser comemorado no recesso de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

 Apesar de ser oficializado em 1924, o Dia das Crianças demorou para se popularizar no Brasil. A fama só foi estabelecida em 1955, quando a marca Estrela aproveitou a data para lançar a campanha publicitária “Semana do Bebê Robusto”, promovendo a venda de uma linha de bonecas com o mesmo nome. Ao longo dos anos, mais empresas utilizaram a estratégia para alavancar as vendas, enxergando a data como uma oportunidade para a aquisição de brinquedos e demais acessórios infantis. Inclusive, é comum surgirem promoções exclusivas durante a semana das crianças.