Conselhos Municipais

Conselho Municipal de Assistência Social

Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS

O Conselho Municipal de Assistência Social de Bandeira do Sul (CMAS) é um órgão deliberativo de caráter permanente criado no âmbito do município de Bandeira do Sul, com a finalidade de promover e aprimorar a política de assistência social na comunidade. Instituído por meio da Lei Municipal Nº 481, de 30 de outubro de 1995, o CMAS atua como um fórum de participação e decisão, congregando representantes do governo municipal e da sociedade civil para discutir, planejar e fiscalizar ações voltadas ao bem-estar e inclusão social.

Missão

Nossa missão é promover a assistência social de forma descentralizada, participativa e inclusiva, visando garantir os direitos e a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social em Bandeira do Sul.

• Definir as prioridades da política de assistência social no município;
  • Estabelecer diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social;
  • Aprovar a política municipal de assistência social, alinhada às necessidades da comunidade;
  • Formular estratégias e controlar a execução da política de assistência social;
  • Propor critérios para a alocação e uso dos recursos do Fundo Municipal de Assistência Social;
  • Acompanhar e fiscalizar os serviços de assistência prestados pela rede pública e privada no município;
  • Zelar pela qualidade dos serviços de assistência social, tanto públicos quanto privados;
  • Definir critérios para a celebração de contratos e convênios entre o setor público e entidades privadas;
  • Convocar a Conferência Municipal de Assistência Social para avaliar a política e propor diretrizes de aperfeiçoamento;
  • Acompanhar a gestão dos recursos e avaliar o desempenho dos programas e projetos aprovados.

Composição e Funcionamento

O CMAS é composto por representantes do governo municipal e da sociedade civil, assegurando uma participação democrática e plural. Suas decisões são embasadas em resoluções que são fruto de debates e análises realizadas em reuniões plenárias e comissões internas.

CONSELHEIRAS E CONSELHEIROS CMAS

Sheila Aparecida dos Santos Silva Vice-Secretária Títular
Jenefer Andaret Tobias de Almeida    Suplente

Reuniões e Divulgação

O Conselho realiza sessões plenárias ordinárias mensais e extraordinárias quando necessário. Todas as sessões são públicas, promovendo a transparência e permitindo o acompanhamento da comunidade. As resoluções e temas discutidos em plenário são amplamente divulgados para garantir a informação e engajamento de todos os interessados.

Data das reuniões ordinárias: 12/07/2023 - 09/08/2023 - 13/09/2023 - 11/10/2023 - 08/11/2023 - 13/12/2023.

Todas as reuniões serão realizadas no CRAS, localizado na Rua Tancredo Neves, 200, Bairro Santa Tereza, às 14 horas.

Localização e Contato

Endereço: Rua: Tancredo Neves-200- Bairro Santa Tereza

Referências Legais

Lei de Criação: LEI Nº 1040 DE 13 DE MARÇO DE 2023.

Decreto: DECRETO Nº 55, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2021.