Conselhos Municipais

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Bandeira do Sul é um órgão de caráter deliberativo e permanente, criado no âmbito do município de Bandeira do Sul para garantir e promover os direitos de crianças e adolescentes. Instituído por meio da Lei [número da lei], o CMDCA tem como missão assegurar a participação efetiva da sociedade na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência, atuando de forma articulada e comprometida com o bem-estar e desenvolvimento pleno das futuras gerações.

Missão

Nosso compromisso é assegurar os direitos e a proteção integral de crianças e adolescentes em Bandeira do Sul, promovendo ações, políticas e programas que contribuam para a construção de um ambiente seguro, inclusivo e saudável para essa parcela da população.

Objetivos

• Definir diretrizes para a formulação da política municipal de atendimento a crianças e adolescentes;
  • Deliberar sobre a elaboração de programas, projetos e ações voltados para a promoção dos direitos infantojuvenis;
  • Garantir a participação da sociedade civil na elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas;
  • Zelar pela efetivação e respeito dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • Acompanhar e fiscalizar as ações do poder público e da sociedade civil no âmbito da infância e adolescência;
  • Promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre os direitos e necessidades das crianças e adolescentes.

Composição e Funcionamento

O CMDCA é composto por representantes do governo municipal e da sociedade civil, em uma estrutura paritária que reflete a importância da participação de diferentes setores da comunidade na defesa dos direitos da infância e adolescência. Suas deliberações são embasadas em resoluções que orientam a execução das políticas públicas direcionadas a essa parcela da população.

REPRESENTANTES DO GOVERNO
Rosilaine Marta Silva Vice-Presidente Titular
Giselle Cristina Pires Feliciano   Suplente
Paula da Silva Rezende Secretária Titular
Graziele de Fátima dos Santos   Suplente
REPRESENTES DA SOCIEDADE CIVIL
Renata Aparecida Lopes Vice-Secretária Titular
Viviane de Fátima Caetano Feliciano   Suplente
Cassia Fernandes da Silva   Titular
Maria Rita Paulo 1º Tesoureiro Suplente
REPRESENTANES DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO HOSPITAL
Nair Silva Franco 2º Tesoureiro Titular
Zilma Rita do Lago   Suplente
REPRESENTANTES DE ORGANIZAÇÕES DE TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SUAS
Edna Franco Bastos Presidente Titular
Klicia da Silva Amaral   Suplente

Reuniões e Divulgação

O Conselho realiza sessões plenárias ordinárias mensais e extraordinárias quando necessário. As sessões são abertas ao público e servem como espaço de diálogo e debate sobre temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente. As resoluções e decisões do CMDCA são amplamente divulgadas para garantir a transparência e o engajamento da sociedade.

Data das reuniões ordinárias: 01/08/2023 - 05/09/2023 - 03/10/2023 - 07/11/2023 - 05/12/2023.

Todas as reuniões serão realizadas no CRAS, localizado na Rua Tancredo Neves, 200, Bairro Santa Tereza, às 14 horas.

Localização e Contato

Endereço: Rua: Tancredo Neves-200- Bairro Santa Tereza

Referências Legais

Lei de Criação: LEI Nº 481, DE 30 DE OUTUBRO DE 1995.

Portaria: PORTARIA Nº 27, DE 11 DE ABRIL DE 2022.